quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ocultismo e Heavy Metal

Preconceitos, preconceitos e preconceitos cercam todo tipo de música. O funk é de gente pobre, o rap é vioento, o pagode é para alcoólatras. Não estou aqui para defender esses estilos. Só para lembrar que um dos maiores preconceitos contra o heavy metal se chama: "satanismo". Mas, na verdade, a imagem do músico demoníaco não começou com o metal.

Reza a lenda que, em 1929, o posteriormente famoso guitarrista de blues Robert Leroy Johnson, 18 anos, tinha um intenso desejo de se tornar guitarrista de blues. Ele diz que um amigo o aconselhou a levar sua guitarra à meia-noite para a encruzilhada entre as rodovias MS-61 e MS-49. Então, lá um homem negro e alto que seria o demônio teria aparecido pego sua guitarra, afinado-a, tocado algumas músicas e o devolvido. Logo depois, estava famoso. Sobre o suposto incidente, escreveu seu maior sucesso, "Crossroad". Até hoje, metaforicamente, certos músicos se "aliam" ao demônio para conseguir a fama. Se você estiver achando que eu sou satanista ou que acredito nessas lendas de roqueiros, leia para entender:

Na década de 1880 e 1890, o jovem Aleister Crowley entrou na sociedade alquímica "Ordem Hermética da Aurora Dourada". A partir disso, fundou filosofias, seitas, religiões (por exemplo, a Thelema) e tem como famoso lema "Faça o que quiseres, tudo é lei". No começo, não surtiu muito efeito cultural, mas eles levaram um "empurrãozinho de leve" quando apareceu o diretor de cinema Kenneth Anger. O cara lançou inúmeros filmes com cenas monstruosas, satânicas e chocantes. Nos anos 1960, surge o roqueiro ocultista.

The Beatles... Quatro jovens comportados de Liverpool... Errado! Os Beatles apareceram na capa de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" com mantos. Na capa ORIGINAL (depois substituída) de "Yesterday and Today", apareciam em roupas de açougueiro, segurando (!) bonecas despedaçadas. Isso, além de se interessarem por religiões asiáticas, uma das incorporadas no ocultismo. Já os Rolling Stones, hoje em dia quatro idosos calmos (com exceção de Keith, com certeza), lançaram em 1968 o álbum "Their Satanic Majesties Request" ("Vossas majestades satânicas exigem"), com a música "Sympathy for the Devil" ("Simpatia para o demônio"), que, de acordo com o guitarrista Keith, teve uma percussão baseada em ritmos brasileiros que ele teria conhecido na Bahia (é nóis, Brasil!!!). Nessa música, a letra mostrava um homem que se identificava como "Lúcifer" e dizia ser a causa de tudo de ruim que aconteceu na história. (!)

Mas, o envolvimento real no ocultismo só começou com os ingleses do Led Zeppelin, que, além de trabalharem com Kenneth Anger, ainda tinham para cada um um diferente símbolo. O vocalista Robert Plant tem uma pena da religião da civilização Mu, o guitarrista Jimmy Page tem um símbolo alquímico, o baixista John Paul Jones tinha um símbolo pagão nórdico, e, o baterista John Bonham, a tríade do pai, da mãe e do filho. O guitarrista Page foi o mais oculto de todos. Ele, além de entrar em uma rixa com o violonista David Bowie para saber quem era mais satânico, ainda (pasmem!) comprou a casa de campo de Crowley! Ao mesmo tempo do Led, havia também o violonista David Bowie, que, quando não estava fazendo coisas engraçadas fantasiado de Ziggy Stardust, estava se envolvendo com magia tibetana ("o lado negro do budismo", segundo o próprio). No começo da década de 1970, David entrou em uma "briguinha" com Jimmy Page, para saber (!!!) quem era mais satânico. Na mesma época, essa cena começou no Brasil, em que o cantor Raul Seixas lançou músicas citando lemas de satanismo ("Sociedade alternativa") e religiões hindus ("Gitah"). Ele tinha como letrista Paulo Coelho, que, depois da morte de Raulzito, virou escritor ocultista, filósofo religioso e (!) o autor mais traduzido da atualidade! (Além de, é claro, ex-hippie)

Nos anos 70, o envolvimento com o satanismo e a blasfêmia se tornam "moeda" para as novas bandas. Em 1970, em seu primeiro álbum homônimo, a banda Black Sabbath lança a música N.I.B., em quee tio Ozzy canta em certa parte: "Meu nome é Lúcifer, por favor, segure minha mão". Quando surge, na metade dos anos 70, o NWOBHM ("Nova onda do heavy metal britânico"), isso se reforça. Em 1974, é lançado o primeiro CD do Judas Priest. O próprio nome já significa "Padre de Judas". Era só o princípio do movimento do NWOBHM. Mais tarde, em 1979, a banda Iron Maiden (UP THE IRONS!), com músicas exageradamente satânicas, como The Number of the Beast ("O número da besta"), The Fallen Angel ("O anjo caído") e Sanctuary ("Santuário"). Mesmo assim, era puro visual. Sabemos disso porque, por exemplo, o baterista Nicko McBrain é um cristão fervoroso, desde que teve uma experiência reliigiosa em 1999.

Se você JÁ ESTÁ horrorizado/ofendido com o que eu contei até agora, pare de ler AQUI. Aqui. Ok, aqui. AQUI! ... Em 1982, a banda Venom lança o álbum Black Metal, e, junto, o estilo homônimo. O disco trazia um demônio na capa e músicas como: "To Hell and Back" (Ao inferno e de volta), "Buried Alive" (Enterrado vivo) e "Heaven's on Fire" (Paraíso em chamas). Daí partiu para casos de incêndio de igrejas (Samoth e Faust do Emperor, Varg do Burzum e Tungsberg do Hades Almighty), bíblias rasgadas (Nargal de Behemoth), crucificações encenadas (Atilla do Mayhem e Gorgoroth) e até (!!!) um caso de assassinato entre dois músicos! (Euronymous do Mayhem por Varg do Burzum).

Com excessão do assassinato, dá para ver que o satanismo é moeda de troca por pooularidade. Envolvimentos com ocultismo, neopaganismo e satanismo se tornam muito populares. O cantor de rock industrial Marilyn Manson já apareceu vestido de papa em um clipe Recentemente, a cantora pop Lady Gaga lançou o videoclipe "Alejandro", em que ela usava uma batina de látex, uma roupa de borracha com um crucifixo invertido na... na... virilha, praticava sexo sadomasoquista com roupas de convento e comia um rosário. Ok. Agora afirmo com toda certeza e convicção:

"O satanismo é pop."

Na próxima postagem: "A cena brasileira".

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Diferença entre Hard Rock, Metal e Heavy Metal

Muitas vezes, nós não sabemos diferenciar o hard rock do heavy metal. Na verdade, há uma grande diferença. Há diferença até mesmo entre metal e heavy metal. Não faz sentido? Leia o seguinte:

Hard Rock:

Em 1964, a banda de rock clássico The Kinks lançou o seu primeiro álbum, homônimo. Ao todo, não fez muito sucesso, mas uma música merece destaque. "You Really Got Me" misturou o rock clássico da época com um pouco do blues, somando isso a guitarras rápidas e ressucitando a força dos power chords, presentes na música medieval. Eles assim abriram as portas, quase que por acidente, para o hard rock. Um pouco mais tarde, começou a época dos grandes guitarristas. A maioria misturava o hard rock de The Kinks e outras bandas posteriores como Cream e The Who com jazz, acid rock e rock psicodélico. Dessa cena, merecem destaque Link Wray e o mestre Jimi Hendrix. Nos anos 70 e 80, o hard rock se caracterizou com bandas como Kiss, AC/DC e Guns n' Roses, que se tornaram mais pesadas que as da época e foram incrementadas com baterias poderosas, guitarras fortes e vocais agudos, com letras que falavam sobre ocultismo, amor e, é claro, rock n' roll. Esse é o hard rock que nós conhecemos. Depois de cruzar com o blues-rock da época, surgiria o fenômeno do heavy metal, mas aí já é outra história...

Heavy Metal:

EUA, EUA e EUA... Os Estados Unidos são e sempre foram a capital da música, certo? Errado! A Inglaterra esteve muito metida nisso. Em 1967, a banda americana Steppenwolf gravou a música de hard rock Born to Be Wild, que carregava guitarras distorcidas e baterias pesadas, diferentemente das bandas clássicas de hard rock. Até hoje se discute se essa música é hard rock ou heavy metal. Em 1968, depois de 2 anos de nenhum sucesso, o quinteto de blues (isso mesmo, blues) de Aston (região no norte da Inglaterra de 15 mil pessoas na época) se separou. Por uma grande coincidência, a banda de blues Rare Breed (a primeira banda de Ozzy Osbourne) também se separou. Dois deles se reuniram com dois ex-membros do Mythology e formaram a banda de blues Polka Tulk, que depois se tornou Polka Tulk Blues, logo Earth. Em 1969, o baixista Geeze Butler disse "É estranho as pessoas pagarem para sentir medo", depois do sucesso do filme de terror Black Sabbath, de Boris Karloff. Então, trocaram o blues pelo emergente blues-rock, dando a ele um tom sombrio e distorcido. Assim surgiu a banda Black Sabbath, e junto deles o heavy metal que nós conhecemos, e, como não se esperava, do BLUES. Enquanto tio Ozzy arrasava no norte da Inglaterra, a banda londrina de hard rock Led Zeppelin, (a.k.a. quatro deuses do rock) lançava músicas que foram influenciadas pelo folk celta e o blues. A banda começou a fazer um sucesso estrondoso, sendo a ÚNICA banda até hoje a pôr todos os álbuns no topo das paradas americanas. Várias outras bandas merecem menção, como Deep Purple, Judas Priest, Thin Lizzy e o cantor Alice Cooper. O heavy metal que conhecemos foi um cruzamento do movimento folk/hard rock do Led Zeppelin com o "eu odeio hippies" do Black Sabbath.

Metal:

No início dos anos 70, o heavy metal começou a fazer sucesso, e, com isso, começou a aparecer seus derivados. No meio dos anos 70, acelera-se o heavy e surge o speed metal com Motörhead, Venom e Accept. Um pouco depois, veio o thrash metal, com bandas americanas como Metallica, Overkill, Metal Church, as alemãs Kreator, Sodom e Tankard,as brasileiras Sepultura, Lobotomia e Korzus e a dinamarquesa Artillery. Com o tempo, apareceram doom, glam e nu metal nos EUA, power e industrial metal na Alemanha, extreme power na Finlândia, death na Suíça, folk no Brasil, black na Noruega, ... Então, o heavy metal ficou dividido entre vários subgêneros. Para englobar o heavy metal de Iron Maiden com o thrash de Metallica e o prog de Deep Purple, entre incontáveis outros, havia um único termo disponível. O poderoso METAL, o grande estilo que regerá esse site. Quando você ouvir alguém dizer "Odeio heavy metal. Aqueles caras gritando...", não gaste seu conhecimento. Deixe eles falarem isso, afinal, é só o direito de ser ignorante...

Próxima semana: "Ocultismo e heavy metal"

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Heavy metal na veia

Olá! Aqui quem fala é o Raphael, eu estou criando esse blog para escrever sobre o mundo do heavy metal e seus derivados. Toda quinta é postagem nova aqui. Se você quiser ficar atualizado sobre tudo o que eu escrevo, é só clicar em "seguir".