domingo, 28 de novembro de 2010

A Cena Norueguesa

As bandas de metal que ouvimos costumam ser americanas, talvez inglesas, ou até nacionais. Mas, por que não algo mais... nórdico? Sim, vamos falar sobre a Noruega. É um país que passa muitas vezes despercebido, mas é simplesmente a terra do black metal. Vamos conhecer mais sobre ela nessa postagem.

O black metal norueguês é uma cena muito próspera, que começou a ser conhecida no começo dos anos 90 e tem produzido muitas bandas de sucesso. Na Noruega se desenvolveu quase que por completo a second wave of black metal, baseado em bandas de speed metal dos anos 80 geralmente chamadas de first wave of black metal, como a inglesa Venom, a dinamarquesa Mercyful Fate e a brazuca Sarcófago. Atualmente, tem uma pequena rixa com outra cena musical, o death metal sueco, que não será descrito nessa postagem, então, vamos logo conhecer as bandas desse estilo:

Uma das primeiras bandas norueguesas de sucesso (e a mais polêmica) foi a Mayhem, que surgiu em 1984 e é considerada a primeira banda da second wave of black metal (o black metal que conhecemos hoje). Em 1986, lançam a demo "Pure Fucking Armageddon". Mais tarde, depois do suicídio do vocalista (que, por acaso, se chamava Dead) em 1994, sai seu célebre segundo álbum, que pode ser considerado o primeiro álbum da 2nd wave: De Mysteriis Dom Sathanas. Infelizmente, mesmo escrevendo praticamente todas as músicas, o guitarrista Euronymous não pode ver o resultado. Em 1993, o baixista Count Grischnackh (que na verdade se chamava Varg Vikernes), abrigava o guitarrista Snorre Ruch, amigo da banda e integrante da Thorns em casa. Snorre recebeu uma ligação. Quando atendeu, era Euronymous (que na verdade se chamava Öysten Aarseth), com uma péssima proposta.

Por causa de problemas financeiros relacionados a Varg, que bancava a banda, Öysten planejava matá-lo. Snorre, amigo de Varg, deixou a conversa no viva-voz para Varg ouvir. Varg não gostou muito da ideia "Minha reação foi, naturalmente, raiva. Quem diabos ele pensava que era?". Snorre dirigiu até a casa de Öysten com Varg, que já entrou perguntando "que porra ele queria". Assustado, Öysten pegou uma faca. Varg, sem hesitar muito, o perseguiu pelo prédio, o acertando 23 vezes com uma faca que sempre levava no cinto. Varg levou 21 anos de prisão (cumprindo 15), e Snorre, 8, por ter mentido no tribunal sobre Varg, e, supostamente, sabendo que aquilo terminaria assim (mas Varg o defende até hoje). No tribunal, testemunhas também citaram o incêndio criminoso de OITO igrejas por Varg. Ele provavelmente não é um cara legal...


Fora isso, ainda é uma cena muito conturbada. Veja a banda Gorgoroth, outro grande nome no gênero. Em 2004, na Polônia, eles fizeram um show que envolveu homens nus crucificados, símbolos satanista e oitenta litros de sangue de ovelha. Na Polônia, a blasfêmia é um crime punível (veja a quase-prisão de Nergal, da banda Behemoth), o que os causou vários processos, ainda outro sobre maus-tratos de animais. Eles foram multados em 10000 zlotych (7 mil reais) por causa do incidente. Ironicamente, mesmo não se importando em despejar 80 litros de sangue animal no palco, o vocalista, Gaahl, é vegetariano. Esse mesmo Gaahl levou 1 ano e 2 meses de cadeia (só cumprindo nove)  e uma multa de 190 mil coroas (50 mil reais) por prender um homem, torturá-lo, coletar seu sangue e fazê-lo beber. Depois, alegou legítima defesa. (?)


Outra banda de grande sucesso do gênero é a Satyricon, dupla formada por Satyr e Frost, que foi a primeira a gravar por uma multinacional (EMI) para conhecê-los, ouça a música "Mother North", exemplo de seu estilo. Ainda há a Immortal, banda onde ficou o baterista Hellhammer (Jon Blomberg) por um ano antes de restaurar o Mayhem. Ela tem um som épico e melódico, principalmente na música "All Shall Fall".


 Outras duas bandas norueguesas de black metal muito conhecidas são a Emperor (conhecida pelos seus covers sinfônicos de bandas de black e speed metal, como de "Gypsy" de Mercyful Fate e "I Am The Black Wizards" de Mayhem) e Enslaved (banda com influências progressivas que fazem músicas pesadas, mas bonitas, como "As Fire Swept Clean The Earth").  Outra banda relativamente nova que está fazendo sucesso é a Dimmu Borgir, banda que faz um estilo conhecido como black metal sinfônico, como Emperor, por causa de sua música melódica, com arranjos de teclado e guitarras muito bem-elaborados. Essa banda é conhecida por produzir, ao mesmo tempo, um som pesado, épico e melódico.


Se você quiser conhecer a Gorgoroth, ouçam a música "Carving a Giant". Já Mayhem, merece que seu álbum De Mysteriis Dom Sathanas seja ouvido na íntegra, com destaque na música "Freezing Moon", tanto na versão cantada pelo suicida Dead quanto pelo substituto Attila Csihar. Para conhecer o estilo muito obscuro, um pouco industrial (conhecido como black ambient) de Burzum (projeto solo de Varg), ouça o álbum Filosofem, com destaque nas duas primeiras faixas: Burzum e Jesu Död, ou na versão alemã (Dunkelheit e Jesus' Töd). O importante é só reconhecer o poder musical desse país ignorado pelo mainstream.


Próxima postagem: "Instrumentos Clássicos no Metal"

domingo, 21 de novembro de 2010

Lista: 40 anos, 40 músicas de metal

O heavy metal se desenvolveu lentamente por muito tempo, mas, ao escolher uma data, dou 13 de Fevereiro de 1970. Foi quando foi lançado o primeiro álbum da banda Black Sabbath (homônimo). A partir daí, ele foi desenvolvendo seus sucessos lentamente até chegar a o que é hoje. Foram quarenta anos, então, nada mais justo que dar uma música para cada um...:

'70 - Iron Man - Black Sabbath
'71 - Stairway To Heaven - Led Zeppelin
'72 - Smoke On The Water - Deep Purple
'73 - Dream On - Aerosmith
'74 - Rocka Rolla - Judas Priest
'75 - TNT - AC/DC
'76 - (Don't Fear) The Reaper - Blue Öyster Cult
'77 - Xanadu - Rush
'78 - Eruption - Van Halen
'79 - Overkill - Motörhead
'80 - Mr. Crowley - Ozzy Osbourne
'81 - The Mob Rules - Black Sabbath
'82 - The Number Of The Beast - Iron Maiden
'83 - Bark At The Moon - Ozzy Osbourne
'84 - Rock You Like A Hurricane - The Scorpions
'85 - Madhouse - Anthrax
'86 - Master Of Puppets - Metallica
'87 - Sweet Child O' Mine - Guns N' Roses
'88 - One - Metallica
'89 - The Pass - Rush
'90 - Painkiller - Judas Priest
'91 - Enter Sandman - Metallica
'92 - Fear Of The Dark - Iron Maiden
'93 - Refuse/Resist - Sepultura
'94 - Blind - Korn
'95 - The Sign Of The Cross - Iron Maiden
'96 - Bulls On Parade - Rage Against The Machine
'97 - Fuel - Metallica
'98 - Sugar - System of a Down
'99 - Wait And Bleed - Slipknot
'00 - Fallen Angel - Iron Maiden
'01 - Chop Suey! - System of a Down
'02 - Everyday - Bon Jovi
'03 - Stillborn - Black Label Society
'04 - Amerika - Rammstein
'05 - B.Y.O.B - System of a Down
'06 - Through The Fire And Flames - Dragonforce
'07 - Evolution - Korn
'08 - Psychosocial - Slipknot
'09 - Ov Fire And The Void - Behemoth
'10 - El Dorado - Iron Maiden

A lista tem algumas músicas de hard rock que se "aproxima" do metal, mas fora isso, é metal puro. Antes de você sair falando que a banda x ou y que você tanto ama merecia mais músicas na lista, lembre-se que algumas bandas, como Guns n' Roses e Black Sabbath, tiveram suas melhores músicas lançadas em um único álbum, ou seja, no mesmo ano. Se você não teve saco para ler tudo, veja aqui o resumo do que a lista fala:

Estatísticas

Por Banda
  1. Iron Maiden - 5
  2. Metallica - 4
  3. System of a Down - 3
  4. Black Sabbath, Korn, Ozzy Osbourne, Judas Priest, Rush, Slipknot - 2
  5. AC/DC, Aerosmith, Anthrax, Behemoth, Black Label Society, Blue Öyster Cult, Bon Jovi, Deep Purple, Dragonforce, Guns N' Roses, Led Zeppelin, Sepultura, Motörhead, Rage Against The Machine, Rammstein, The Scorpions, Van Halen - 1

Por País
  1. EUA - 20
  2. Inglaterra - 14
  3. Alemanha, Canadá - 2
  4. Austrália, Brasil, Polônia - 1

Por Estilo
  1. Heavy metal - 12
  2. Hard rock - 11
  3. Alternative/Nu metal - 9
  4. Thrash metal - 5
  5. Black metal, Death metal, Power metal, Speed metal - 1
Próxima postagem: "A Cena Norueguesa"

Nota: É, são 41 músicas, mas deixa assim...

domingo, 14 de novembro de 2010

Os Pais do Punk Rock

O que é o punk rock? Música? Atitude? Ou seriam os dois? O punk é um dos estilos atuais de maior sucesso, um estilo que usa (geralmente) uma base simples apoiando letras com muita atitude rebelde. Há quem diga que é um estilo americano, mas há quem fale de suas raízes na Inglaterra. Quem está certo?

Inspirados em pioneiros do hard rock e surf music, como The Who, The Kinks, The Doors e Trashmen, quatro jovens da periferia de Nova Iorque, com instrumentos baratos, surgem do underground americano direto para as paradas. Eram os Ramones, a banda que fez, e até hoje faz (mesmo acabada) sucesso com três ou quatro acordes básicos, melodia simples, mas muita música. Era o movimento punk nova-iorquino, que formou e ainda forma muitas bandas de sucesso. Mas, será que essa era a primeira banda punk? Há quem duvide...

Como uma jogada de marketing bem-sucedida, Malcom McLaren, estilista da grife SEX, cria a banda Sex Pistols, com quatro jovens de classe média, mas somente para promover suas roupas, com o tempo, as letras ácidas, agressivas e iconoclastas misturadas às melodias simples fizeram mais sucesso que a própria grife. Ao contrário dos Ramones, que foram aclamados pela crítica geral, os Pistols foram reprovados, até a ponto da rainha proibí-los de tocar em solo inglês (começaram a tocar em barcos nos rios...)

Tanto o primeiro single dos Pistols ("Anarchy In The U.K.") quanto o dos Ramones ("Blitzkrieg  Bop" ou, como muitos conhecem, "Hey, ho! Let's go!") foram lançados no mesmo ano, 1976. O single dos Ramones é meio ano mais velho, mas, nenhum single dos Ramones chegou ao top 100 de vendas antes do terceiro álbum ('77), o que elimina grande parte das chances de qualquer Pistol ter ouvido a música e se baseado nela (considere que naquela época, era foda procurar o álbum de uma banda underground, não era só jogar o nome dela no myspace). Além disso, ouça as duas músicas. Tente comparar a base groovy e as letras sobre coisas como amor e infância com a acidez nas letras e ritmo dos Pistols. Duas músicas totalmente diferentes. Então, isso nos leva a pensar: o que é o punk?

Ora, se, paralelamente, surgiram os dois pais do punk rock, nós podemos ver o quanto o punk é um estilo indefinido, a síntese da rebeldia. Suas bases simples, mas envolventes, evoluiram, levando essa cena para o mundo todo. Os anos 70 foram o desenvolvimento do punk rock, onde ainda apareceriam bandas como The Clash (a frase épica "Should I stay or should I go"). Com o tempo, o punk foi se tornando mais rápido, bruto e sujo, fazendo surgir o hardcore punk.


Os anos 80 viram o surgimento de bandas como Dead Kennedys e Black Flag, bandas de esquerda cujo som parecia ter sido gravado em qualquer garagem aí. O hardcore punk alimentou novos "braços", como o metalcore/thrash (bandas como Bullet For My Valentine e Trivium), o grindcore (um dos estilos mais pesados da música, veja Napalm Death), o crossover thrash  (que depois evoluiria para os estilos mais pesados de metal, com bandas como a brazuca Ratos de Porão) e o horror punk (estilo de bandas como Misfits, Murderdolls e Samhain, que misturam hardcore punk com rock clássico em tom assustador).


Mas, enquanto alguns artistas rumavam para o lado mais extremo, outros estava no "calm down", o que faz com que apereça o post-punk, estilo progressivo do punk com influências do glam rock. Algumas de suas bandas são The Cure, Joy Division e Devo. Paralelamente, veríamos o surgimento de outro "ramo", o new wave, com um jeito mais eletrônico e bandas como A-Ha, Duran Duran, Depeche Mode, Talking Heads e Eurythmics. Post-punk e new wave progrediriam com novos ramos musicais...


Derivado do post-punk, teríamos o rock gótico (bandas "negras" como Fields of the Nephilim, Dead Can Dance e Bauhaus), o rock alternativo (aquelas bandas mais "moderninhas", como Green Day, Coldplay, 30 Seconds to Mars, Simple Plan...), o indie rock (bandas com som moderno, independente e inventivo, como Oasis, Modest Mouse e Arctic Monkeys), o post-punk revival (Franz Ferdinand, The Killers, Interpol, The Strokes ...), e, com pesadas influências do pop rock, cagando reinventando tudo, o emo. Você sabe o que é, você sabe que eu sei o que é, e não se fala mais nisso...


Nós vimos um resumão do que é o punk, mas, tenha consciência de que isso não é nem metade da história toda. A história do punk continua, e não dá para colocar tudo numa página só...


Próxima postagem: "Lista: 40 anos, 40 músicas de metal"


Nota: Sim, eu atrasei de novo. Estou no final do ano letivo, e precisei dar um tempo no computador. Agora, o blog voltará totalmente à normalidade. Até domingo.