domingo, 5 de dezembro de 2010

Instrumentos Clássicos no Metal

Guitarra, baixo, bateria e teclado. Esses são os instrumentos frequentemente usados no metal. Às vezes, são duas ou três guitarras. Há bandas sem baixo, muitas sem teclado, e por aí vai. Mas você já parou para dar uma olhada no que às vezes é usado para atingir o som desejado?

A primeira banda a efetivamente usar orquestras foi os Beatles, como nas músicas Hey Jude e All You Need Is Love. Mais tarde, uma banda com frequente uso das orquestras foi o Led Zeppelin, principalmente na música Kashmir, que usava uma orquestra misturada com músicos orientais e instrumentistas modernos. Ainda pouco tempo depois, nos anos 70, surgiu a onda de usar orquestras ao vivo, em bandas como Aerosmith (na música Dream On) e Deep Purple (em sua "canção-assinatura" Smoke On The Water), mas ainda era extremamente raro que uma banda tivesse um instrumento clássico em sua formação. Um lançamento que marcou profundamente o metal orquestral foi o álbum S&M, onde o Metallica gravou seus maiores sucessos com a Orquestra de São Francisco. Isso teria influenciado a primeira banda a tocar metal com instrumentos clássicos.

Na Finlândia dos anos 90, quatro estudantes da Academia Sibelius que faziam aulas para conseguir uma espécie de "diploma" em violoncelo descobriu um interesse em comum: metal. Eles começaram a, por simples diversão, montar arranjos do Metallica para seu instrumento. Em 1996, ganharam fama local e fizeram um disco. Era o Plays Metallica By Four Cellos, daquela maravilhosa banda que (já era) e se tornaria o Apocalyptica. Os membros da banda foram os primeiros a plugarem cordas orquestrais em amps de guitarra, ligando a distorção, mas só em outros álbuns, onde tocaram canções próprias.

Algumas das bandas com instrumentos clássicos são: a banda de death metal gótico My Dying Bride (que contou com vários tecladistas-violinistas ao longo de sua formação) e a espanhola de folk metal Mägo de Oz. Essa última tem um violinista, um flautista e um sanfoneiro na formação. Também há a banda de Mittelalter metal (metal medieval) In Extremo, em que o vocalista toca alaúde e ainda há três tocadores de gaita-de-foles. Mais bandas com violinos na formação são: Skyclad, Subway To Sally, Cruachan (além de vários sopros) e Eluveite (que ainda tem um bandolim, uma viola de roda e uma gaita-de-foles). A banda Waylander é outra que possue um bandolim.

Para fechar essa postagem, vamos falar sobre as únicas duas orquestras no mundo que tocam exclusivamente metal. Uma delas é a Haggard, orquestra alemã que toca algo entre o doom metal e o techdeath, com álbuns que mostram histórias, às vezes fantasiosas, às vezes biográficas. A outra é a Trans-Siberian Orchestra, que na verdade, tem mais elementos de metal, mas é acompanhada por uma grande orquestra.

O som das guitarras, do teclado, da bateria e do baixo, mesmo sendo os primordiais, às vezes não são o bastante para que o resultado desejado seja produzido. Existem tantos instrumentos no mundo, para que se limitar tanto?

Próxima postagem: "Biografia: Led Zeppelin"