domingo, 8 de maio de 2011

Diferença entre Thrash, Death, Grind e Black

Thrash metal, death metal, black metal e grindcore tem uma coisa em comum: são metal extremo. Mesmo assim são muito diferentes entre si, ainda assim, sendo muito confundidos. Quais são as diferenças, afinal?

Thrash metal: De 1981 pra 1982, várias bandas começaram a criar esse estilo. As primeiras foram Metal Church, Hellhammer, o "big three" alemão, a paranaense Stress, Venom (guarde esse nome) e o grande Metallica. Lembrava o speed metal do Motörhead, Overkill e Iron Maiden (no início), mas era mais rápido e agressivo. Com o tempo, a definição do que era e o que não era thrash foi se afrouxando, já que surgiam bandas mais leves que eram classificadas nesse estilo. De outro lado, foi ficando mais agressivo, com bandas como Testament e nosso Sepultura. O thrash, além de ter algumas das melhores bandas do metal em geral, influenciou todos os gêneros que nós veremos agora.

Death metal: Nos anos 80, as bandas de thrash começaram a ficar ainda mais agressivas, além de usar vocais cada vez mais próximos do guturais. As bandas de thrash que caminharam nessa direção foram Báthory, Sodom e Celtic Frost. Duas bandas da época que já surgiram tendo esse estilo concreto foram Master, Mantas e a brasieira Sepultura (com o álbum Bestial Devastation, exemplo de música crua de alta qualidade). Mais tarde, a banda Mantas muda seu nome para Death, concretizando o estilo e criando o termo death metal. Outras bandas famosas da época foram Deicide, Possessed e Morbid Angel. Entre as mais atuais, temos Nile, Necrophagist, Dying Fetus, Cannibal Corpse. Entre as mais melódicas, temos Amon Amarth, Children of Bodom, Arch Enemy e Opeth.

Grindcore: Em 1987, a banda punk Napalm Death, que a tempos estava cada vez mais brutal e mais influenciada pelo thrash metal, pega algumas influências de death metal e pronto: está feita a fórmula do álbum Scum, marco zero do grindcore. Se diferencia do death metal por causa das melodias mais simples, maior agressividade, sons mais sujos, influência do punk rock, músicas com menos de dois minutos e velocidade extrema. Na mesma época, amigos dos membros da banda criam a Carcass, que toca um som  parecido, mas com letras nojentas, o que se tornaria comum no grindcore. Outras bandas do gênero são Anal Cunt, Rompeprop, Cock and Ball Torture e The Berserker.

Black metal: Tudo começou com o grande Venom, que, ao usar letras satânicas e afinações muito baixas nas suas músicas de thrash, não tinha noção do que faria com a música. Uma legião de bandas da época (como Báthory, Sarcófago, Parabellum, Sabbat, entre outras) faz um som parecido. Mas o black metal só se consolidaria na Noruega dos anos 90, com a banda Mayhem, que influenciaria mais bandas da mesma região e época, como Burzum, Emperor, Dissection, Gorgoroth, Darkthrone e Immortal. Estas tinham um som com uma certa atmosfera sombria que o Venom não tinha adquirido ainda, além de serem ainda mais pesados. Novos grupos são Behemoth, Dimmu Borgir, Cradle of Filth e Rotting Christ.

Próxima Postagem: "Biografia : Black Sabbath"

22 comentários:

  1. Rock,Metal, são sim tipos de musica, de verdade, Hoje as pessoas gostam de tipos de musica idiotas, como pop,Funk no Brasil e o que mais odeio, acho que é de pobre favelado,Sertanejo do Brasil que ouço e ja fico com vontade de dormir é muito chato e enjoativo, e o que mais me intriga e uma banda chamada restart, nao tenho nada contra, além de não gostar dessa me...,mas algumas pessoas considerão isso rock da pesada, ta e justin bieber também não e legal,chato uma me...,gente hoje tem bandas de Metal também boas, como o Massacration e é do Brasil, mas o massacration não canta mais, tem o sistem of a down isso sim e rock da pesada, das bandas antigamente eram legais Guns n Roses,Nirvana e Metalica entre o utras, Black sabbath, Iron maiden ,o Dio e um idolo meu e o Ozzy faz musicas muito legais, AC.DC e muito legal.Gente toma vergonha e ouve musica que preste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "sistem of a down isso sim e rock da pesada". Morri!! pode crê, é o rock mais pesado que existe, kkkkkkk's

      Excluir
    2. KKKKKKKKkkk Primeiro, não tem nada a ver o funk ser ruim pq é música de favelado seu animal, se vc for ver o rock e metal vieram do blues e o blues foi criado por negros, pobres e "favelados", o funk é ruim pq é ruim mesmo e não entendi pq vc citou algumas bandas que não tem nada a ver com a postagem, esses caras são comédia demais mesmo, puta merda

      Excluir
    3. KKKKKKKKkkk Primeiro, não tem nada a ver o funk ser ruim pq é música de favelado seu animal, se vc for ver o rock e metal vieram do blues e o blues foi criado por negros, pobres e "favelados", o funk é ruim pq é ruim mesmo e não entendi pq vc citou algumas bandas que não tem nada a ver com a postagem, esses caras são comédia demais mesmo, puta merda

      Excluir
    4. O funk não é ruim não. Ruim e essa Merda que fazem no Rio de Janeiro que esses pobres diabos chamam de funk. Essa turma nem sabe o que e funk. Não conhecem James Brown, The Floaters dentre outras bandas de respeito da música Black e do funk. Ouçam. Vão conhecer o que e o Funk de vdd

      Excluir
  2. Nirvana e legal também

    ResponderExcluir
  3. Vomitando sangue depois de levar uma facada no pâncreas ao ler esses dois comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada de mais dizer que gosta de Nirvana, agora eu acho estranho isso em uma postagem que aborde sobre Metal.

      Excluir
  4. desde quando Nirvana é Metal seu "Grunge head of shit"?

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkk...kda palhacada viiu...nirvana tem o que a ver?
    maas deixa quieto viu...
    Dimmu borgir melhor banda de black que ja ouvi amoo...

    ResponderExcluir
  6. Não vou comentar sobre esses posers que metem o bico para falar "shit".kkkkk melhor continuar aqui ouvindo meu bom e velho Kreator! Que por sinal, uma das maiores influencias para o Metal extremo dos anos 90.

    ResponderExcluir
  7. voce deu uma visão sobre o black metal que a mídia tem, mas quem ta acostumado a ouvir metal extremo undergruond oitentista e do começo dos anos 90 com certeza pensa muito diferente em relação ao DARKTHRONE. não da pra comparar o DARKTHRONE com EMPEROR, BURZUM e DISSECTION, porque simplesmente não tem nada a ver com essas bandas. voce diz que DARKTHRONE foi uma das bandas que consolidou o black metal, e que o BATHORY fazia um som parecido com o VENOM e não era black metal ainda. BATHORY pode ter sido influenciado pelo VENOM, porém criou algo que vai muito alem do VENOM, enquanto o VENOM é um som party from hell, o BATHORY fez um som realmente severo e odioso nos albuns THE RETURN, UNDER THE SIGN OF BLACK MARK e BLOOD FIRE DEATH, e esses albuns foram forte influencia para o DARKTHRONE quando o DARKTHRONE fez black metal. se voce ouvir músicas como UNHOLY BLACK METAL, UNDER A FUNERAL MOON, TO WALK IN THE INFERNAL FIELDS, é praticamente uma homenagem a músicas do BATHORY como MASSACRE e ENTER IN ETERNAL FIRE. separe o DARKTHRONE dessas bandas como BURZUM, EMPEROR e DISSECTION que não tem nada a ver com o DARKTHRONE. DARKTHRONE tem a ver com BATHORY e BATHORY criou o verdadeiro black metal. ou voce acha que o som sinfonico e bonitinho do IN THE NIGHTSIDE ECLIPSE do EMPEROR tem alguma relação com o DARKTHRONE? simplesmente não tem nada a ver.

    ResponderExcluir
  8. A Banda Stress não é paranaense, e sim PARAENSE.

    ResponderExcluir
  9. Legal os comentários, quero deixar o meu também, me considero eclético dentro do cenário rock, gosto de groovemetal, punkrock, grungemetal, é até de algumas bandas de rock nacional, na minha opinião tudo depende da combinação de acordes, batidas, é uma questão de sonoridade.
    Por exemplo: gosto de slipknot, nirvana, mortification, insect warfare, entre muitas outras, é uma variação de estilos porém todas elas excelentes nos seus respectivos gêneros.

    ResponderExcluir
  10. Concluindo: Speed Metal é rápido, Trash é mais rápido, Death é mais rápido ainda, Grindcore é uma p*rra de super-rápido e é o trash do Trash!
    E o Black não é nada menos que o óbvio Rock Satânico!
    Agora eu entendi!

    ResponderExcluir
  11. Cara, stress é do pará e não parana. pelo amor de deus né...

    ResponderExcluir