terça-feira, 20 de julho de 2010

Baixistas Importantes

Dependendo da banda, o baixo pode ser ou não importante. Tudo depende do grupo e, é claro, da habilidade do baixista. Alguns deles são bons, outros são puro "style", em bandas com péssimas linhas de baixo. O baixo pode fazer ostinatos, acompanhar a percussão, ou, até, fazer som de guitarra. Considere, o baixo é tão importante quanto a guitarra.

O baixo é uma mistura de guitarra com contrabaixo (por sua vez, uma alternativa mais grave para o violino nas orquestras a partir do século XVI), inventado pelo guitarrista session-man de música havaiana Paul Tutmarc na década de 30, e descrito por ele como "uma guitarra grave de 4 cordas". Logo, logo, o baixo marcaria inicialmente profundamente a música havaiana, o jazz, e, principalmente, o blues. Depois que o R&B evoluiu para o rock n' roll, o baixo começou a perder sua importância, até uma simples mudança de formação mudar tudo.

Em Dezembro de 1963, a banda de garagem inglesa The Detours perde seu vocalista amador, Gabby Connoly. Ao invés de simplesmente chamar um novo vocalista, a banda decidiu que um de seus dois guitarristas, Pete Townshend, largaria sua guitarra. Então, para substituir o som de guitarra, o baixista John Entwhistle resolveu fazer o som de guitarra das músicas no baixo, levando, pela primeira vez, o instrumento para a frente da banda. Mais tarde, essa bandinha de garagem se tornaria a grande e famosa The Who, ganhadora de 18 discos de platina e presentes no Hall da Fama do Rock n' Roll.

Outro fato musical importante para a história desse instrumento nos leva à Califórnia de 1982, na famosa discoteca (e a primeira nos EUA) Whisky A Go Go. Uma banda de garagem, Trauma, fazia sua primeira grande apresentação. No meio do show, grande parte da banda deixa o palco, deixando somente Cliff Burton, seu baixo elétrico, e um pedal de distorção para guitarras. Cliff começa a fazer um inacreditável solo com som de guitarra. Na plateia, encontravam-se duas futuras lendas do rock, Lars Ulrich e James Hetfield, respectivamente, baterista e guitarrista da banda ainda sendo formada Metallica. Lars e James demoraram para perceber (mais ainda para acreditar) que não havia nenhum guitarrista no palco. Lars disse sem hesitar: "Esse cara vai ser da minha banda". Esse solo pode ser ouvido na música "(Anesthesia) Pulling Teeth" do primeiro disco do Metallica, "Kill`em All". Somente para ter Cliff na banda, Lars, Kirk e Dave Mustaine (guitarrista da época) sairam de sua cidade da época, San Francisco, só para irem para Los Angeles e terem Cliff com eles. O baixista Ron McGovney foi demitido, por "só seguir, nunca ajudar", de acordo com Lars. Mais tarde, Dave seria substituído por Kirk Hammet. Estava formado o Metallica. Ao escrever sobre um instrumento, é muito difícil falar sobre fatos, então, vamos parar por aqui e falar sobre o uso do baixo elétrico.

Muitas bandas - principalmente duos como Tenacious D, The Rembrandts e White Stripes - deixam de usar o baixo, como a banda de rock clássico The Doors e a de pop hardcore alternativo -emos- Jonas Brothers. Já que o baixo é, geralmente, um instrumento muito fácil, quando alguém precisa entrar na banda por motivos de ser um grande compositor, um bom letrista, ter uma boa voz ou dar estilo, ele aprende o baixo. Alguns exemplos fortes são o bom baixista, grande cantor e perfeito compositor Paul MacCartney, ou o multi-instrumentista e compositor John Paul Jones, um dos quatro DEUSES do rock do Led Zeppelin. Outro exemplo diferente é um icone do movimento punk chamado Sid Vicious, que ficou famoso como "baixista" do Sex Pistols. Ele simplesmente não tocava baixo! Sid entrou na banda por causa de seu estilo, o mais essencial dos Pistols. Certas bandas, como o Bon Jovi e o Blind Guardian, não usam baixo ao vivo, só em estúdio. Mesmo assim, em músicas como Livin' on a Prayer do Bon Jovi, o baixo é essencial na intro. Baixo e guitarra sempre fizeram uma dupla perfeita.

Próxima semana: "Literatura e Heavy Metal"

*Nota: Desculpe por não ter postado nada semana passada. Estou em viagem e não tive acesso à internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário