domingo, 15 de agosto de 2010

Da África ao Heavy Metal (parte 2)

Depois de alguns cantores de R&B clássico, como Benny Goodman, Glenn Miller e Count Basie, Chuck Berry resolve fazer um som mais dançante e cria a clássica música Johnny B. Goode, sobre o começo de carreira de um cantor de blues fictício. Depois disso, Chuck seria chamado de "o pai do rock". O country dançante também originou "Rock Around the clock, da Big Band Bill Halley & The Comets. Mas, não seria nada sem um caminhoneiro do interior do Mississipi.

"Os brancos tinham o country, os negros tinham o blues. Elvis tinha o blues. Ele era um negro com pele branca.", diria o empresário não-contemporâneo Alan McGee. Em 1954, "brincando" de cantar blues em um estúdio, o caminhoneiro Elvis Presley improvisa e inventa "That' s All Right". Alguém que estava no estúdio ouve e Elvis sai da carreira de caminhoneiro para se tornar músico profissional. Depois ele tocaria músicas como Hound Dog, Bossa Nova Girl e a melhor de todas, The Jailhouse Rock. Elvis foi um sucesso internacional.

Depois de Elvis, o rock não produziria grande coisa por um certo tempo. Neste meio tempo do fim dos anos 50 para o começo dos 60, destaca-se o surgimento do blues-rock, cuja importância você entenderá na próxima postagem. É o ritmo de The Shadows, The Crow e The Yardbirds (banda do virtuoso Eric Clapton). Nessa época, começam a surgir as primeiras bandas brasileiras de rock, mesmo o rock sendo antes gravado por sambistas como Nora Ney, Betinho & seu Conjunto e o maestro Cauby Peixoto. Surgiria também a vanguarda brasileira, nome vindo de "avant-garde", inaugurado por Roberto Carlos e sua MPB jazzista. Mas, em 1963, começava a Invasão Britânica. A Era de Ouro do rock.

3 de Janeiro de 1964. Ninguém nos EUA esperava que aqueles quatro jovens na faixa dos 19 aos 22 anos, sucesso local na Inglaterra, fossem grande coisa. Isso até o mais velho dele começar a tocar uma certa sequência de cordas envolvente e dançante. Algo nunca ouvido nos Estados Unidos. Era "I Wanna Hold Your Hand", futuro clássico daquele quarteto. O nome deles? Eles se identificavam como The Beatles. Essa banda faria um sucesso incomparável a qualquer outra, mais antiga ou mais nova que ela. Fizeram sucesso mundial, mesmo com sua curta carreira de 10 anos. Os Beatles são, até hoje, reverenciados por novos fãs.

Enquanto os Beatles faziam sucesso, surgem novas bandas da Invasão Britânica. Uma delas era os Beach Boys, banda de surf rock que utilizava do teremim ao violoncelo para fazer seu som desejado. Brian Wilson, seu vocalista, foi rankeado como o 49o maior gênio vivo pela Synthetics, na frente do cineasta George Lucas, e, quase empatado com o gênio da computação Bill Gates.

Outra banda que se destaca é The Rolling Stones, banda que até hoje está de pé. Esses músicos ingleses, principais rivais dos Beatles, fizeram (e fazem) grande sucesso. Inclusive, em 2006, entraram da história com um dos maiores públicos para um show de rock. Um milhão e meio de pessoas, em Copacabana.

Nos EUA, surge o Folk Rock americano, com uma figura que até hoje faz sucesso com seus hits "American Woman", "Like A Rolling Stone", "Blowin' in the Wind" e "Forever Young". (Esta segunda, escolhida como a melhor música de todas pela revista Rolling Stone, autoridade em música). Não confunda esta última com a música do Alphaville, que foi renovada *destruída* por um dueto entre os rappers Jay-Z e Mr. Hudson.

Ainda nos EUA, nessa mesma época, surge o rock psicodélico, de músicos que usavam e abusavam de drogas alucinógenas. Uma dessas bandas é o The Doors, com influências desde o blues-rock até a música indiana. Outro que se destacaria é o maior guitarrista de todos, Jimi "left-handed" Hendrix, guitarrista que, por não ter formação na guitarra, simplesmente "reinventou" o jeito de tocá-la. De Nação Zumbi ao heavy metal, todos guitarristas gostam de se dizerem influenciados pelo trabalho de Jimi.

Mas, no meio de tanto rock primordial, uma banda esquecida pela mídia com músicas dóceis e calmas acaba com esse rótulo e decide inovar. Na época dos Beatles, o rock toma a forma que conhecemos, graças a uma composição feita em um piano que ficava no quarto dos pais de um jovem de 20 anos, que, sem saber, mudaria a música que viria depois dele para sempre.


(continua na próxima postagem...)

Próxima postagem: "Da África ao Heavy Metal (parte 3)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário