terça-feira, 14 de setembro de 2010

Da África ao Heavy Metal (parte 7)

"Eu procurava por algo muito pesado, mas ao mesmo tempo melódico. Diferente de heavy metal, outra atitude..." Quando, em 1987, em Seattle (Washington) o vocalista e guitarrista Kurt Cobain, o baixista Krist Novoselic e o baterista Aaron Burckhard, fãs de punk, heavy metal e muitas drogas, formam a banda Nirvana. No começo, o som deles ofende os mais puristas. Mas, com o tempo, as pessoas começam a se familiarizar com seu som. O baterista foi trocado várias vezes, inclusive ouve uma tentativa de chamar um segundo guitarrista (que só durou 6 meses) rolaram, mas eles só pararam de trocar quando algo aconteceu. Esse "algo" era Dave Grohl, um dos melhores bateristas de todos, e o primeiro talento nesse novo estilo que era o grunge, com suas letras ácidas. O lema de Cobain era "Melhor morrer que ser maneiro", mostrando sua postura foda-se-tudo.

Kurt se mataria em 1994 com um tiro de espingarda, mas isso é outra história que vamos pular, já que não matou sua música. As influências de Kurt se estenderiam por diferentes ramos de rock, basicamente, o alternativo e um novo gênero, chamado post-grunge, com seus maiores representantes sendo Foo Fighters (com o ex-baterista do Nirvana Dave Grohl, que, como vocalista e guitarrista é um grande batera) e a banda de hard rock Creed. O grunge também seria uma das várias bases de um gênero atual que veremos depois de alguns parágrafos.

Depois do black metal, ainda haveria uma nova vertente. É o death metal, estilo "gritado" de heavy metal, com vozes extremamente agudas. Começa com a banda Death, que também tem o estilo chamado "techdeath", por causa de suas influências rasas na técnica do jazz. Entre as poucas bandas que seguem esse estilo techdeath, encontramos Cannibal Corpse e Nile. Mas, no death metal em geral, várias bandas seguem o estilo, como Morbid Angel, Amon Amarth (seguindo a temática viking de Báthory) e Arch Enemy (uma das únicas com uma mulher no vocal). Com o tempo, surgem bandas de blackened death metal, misturando black, e death metal. Entre elas, vemos Behemoth, uma das bandas mais blasfemas do mp3. Ao mesmo tempo, no Brasil, a banda Sepultura, já citada aqui como thrash e groove metal, passeava pelo death metal, a ponto de ser citada pela MTV americana como "talvez a banda mais importante do heavy metal dos anos 90". Enquanto isso, dentro de uma bolha de rock e música boa em geral, o mundo festejava. Enquanto isso, um terrível gênero rastejava para tomar seu poder. E seu nome é emo.

Essa praga aparece depois que o New Age se torna mais moderno. Não vou citar o nome de nenhuma banda aqui, afinal, não importa o quão emo é a banda, seus fãs nunca admitem esse fato. Esse estilo (*praga*) chegou ao Brasil recentemente, até sair de moda e retornar com roupas coloridas e o pseudônimo de happy rock. Mas, para não causar polêmica, vou parar por aqui, antes que eu vomite.

No Brasil, começam a aparecer bandas de rock lento que fazem grande sucesso, como Detonautas, Skank, Capital Inicial e Charlie Brown Jr. Outro sucesso é a cantora cover Cássia Eller. Também, em um festival de experimentações extremas e loucas, a banda Pato Fu, para deixar qualquer especialista em música com dor de cabeça com seu estilo raro e inclassificável. Mas, o destaque vem do Nordeste.

Francisco de Assis França era um vendedor pernambucano de caranguejos, que gastava grande parte de seu dinheiro para ir a bailes funk e baladas hip hop. Então, sua banda, Loustal, conhece o bloco de percussão Lamento Negro. Então, a Loustal ganha um baterista e quatro percussionistas. Com o som baseado no funk americano e hardcore punk com influências de ritmos como samba de coco, frevo, e, principalmente, maracatu, renovam o estilo brasileiro da música nordestina. Depois da morte de Chico Science, a banda segue com o alfaieiro (tocador da percussão alfaia) (Pixel 3000, agora Jorge dü Peixe) no vocal.

Enquanto isso, nos EUA, já que a banda dos Big Four Anthrax fizera sucesso tocando "Bring The Noise" com o rapper Chuck D no vocal, algumas bandas passaram a usar influências de rap e hip hop para compor, como o Limp Bizkit e o Linkin' Park. Outra, mas que também foi incrementada com algumas influências grunge é a banda Korn. Este é o nu metal, ou New Wave of American Heavy Metal. Outra banda do gênero é a Slipknot, conhecida pela imagem demoníaca de seus membros. Outras duas bandas americanas atuais, mas sem influência nenhuma do rap, a fazer sucesso, abrirão o desfecho dessa série de postagens semana que vem.






(continua na próxima postagem...)

Próxima postagem: "Da África ao Heavy Metal (parte 8)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário